Mostrar Aviso
Ubá
Apresentação da Revista

 

Com nome inspirado na obra "Aquarela do Brasil", do ubaense Ary Barroso, a Revista Aquarela Jurídica  faz referência a uma paleta de cores que constituem a pluralidade de produções acadêmicas existentes na Faculdade de Direito da Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá. Assim, com o intuito de engradecer e expandir essa comunidade jurídica, o presente veículo literário propõe fixar no tempo e no espaço as profundas pesquisas desenvolvidas em nossa faculdade. 

 

O escritor Mário de Andrade, autor do clássico "Macunaíma", denominava, criticamente, como "Doença de Nabuco" o fetichismo irresistível que os intelectuais tinham pelas sociedades europeias, ignorando as idiossincrasias e pensamentos brasileiros. Em metáfora a este raciocínio , o espaço crítico que ora se inaugura é um olhar que se quer centrando nos saberes desenvolvidos em nossa faculdade e em nossa região. 

 

Portanto, a Revista Aquarela Jurídica é a apresentação de uma produção intelectual latente que emana dos corredores e salas de aula, mas que pretende se tornar também uma manifestação cultural acessível a todos, para que saibamos, pedagogicamente, ocupar o lugar do leitor e do escritor.